TRATAMENTOS DISPONÍVEIS

Com uma equipe multidisciplinar, a CLÍNICA MEDULAR tem foco no diagnóstico e tratamento da Dor Crônica, patologias da Coluna Vertebral e complicações causadas pelo Parkinson. Para nós, o acompanhamento sistemático de cada paciente, com o envolvimento especialistas em diferentes áreas, é fundamental para obtermos sucesso nas intervenções realizadas. Dentre os procedimentos disponíveis estão:

BLOQUEIO DA DOR

O bloqueio é uma infiltração, uma injeção de analgésicos e anti-inflamatórios direta na coluna, que tem como objetivo principal, o alívio da dor, temporário ou definitivo. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, onde o paciente recebe anestesia local, ou se necessário, uma leve sedação. Durante o procedimento, realizado através de orientação de tomografia computadorizada, o cirurgião encontra o alvo e posiciona as agulhas, de calibre fino, até as proximidades do nervo na coluna, para a injeção de medicamentos para tratamento da inflamação e analgésicos.

A cirurgia é feita sem cortes na pele, já que é realizado através de punções. A ação dura em torno de 30 minutos e dependendo do estado do paciente e sua recuperação no hospital, pode voltar pra casa no mesmo dia. O bloqueio pode ser indicado no tratamento de várias síndromes dolorosas, tais como: dor do câncer, lombalgia, neuralgia do trigêmeo, síndrome complexa de dor regional e síndrome miofascial.

RIZOTOMIA

Em geral, o procedimento é feito com anestesia local e leve sedação O paciente retorna para casa no mesmo dia e já está apto para o retorno ao trabalho, já sem as dores.

ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (EMT)

Trata-se de um procedimento não invasivo e indolor, que utiliza estímulos elétricos e magnéticos para reestabelecer o funcionamento cerebral. É indicado no tratamento da dor crônica, depressão refratária, recuperação pós AVC, entre outras.

O procedimento deve ser realizado por médico neurologista, com experiência em EMT, após realização de um protocolo de aplicação. O paciente permanece acordado durante toda sessão e pode retornar para casa ao final do procedimento.

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE (TOC)

Aplicado no tratamento de áreas muscoesqueléticas afetadas como bursite, faceíte plantar, dor no ombro, dor no quadril e dor miofascial, a Terapia por Ondas de Choque é indicada para pacientes que não respondem à terapia médica convencional.

Trata-se de um procedimento não cirúrgico, feito em consultórios ou ambulatórios, não sendo necessária a aplicação de anestésicos nem internação. A TOC consiste em um impacto mecânico na área dolorosa, com um aparelho de emissão de onda sonora, que estimula a circulação e a reparação tecidual. Os benefícios são a cicatrização dos tecidos moles afetados e o alívio rápido da dor.

ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS – Deep Brain Stimulation)

Embora não seja curativo, o procedimento é indicado para pacientes com Parkinson, cujos sintomas já não respondem ao tratamento medicamentoso. A Estimulação Cerebral Profunda tem trazido resultados positivos na diminuição dos sintomas da doença, trazendo mais autonomia e qualidade de vida ao paciente.

No procedimento, eletrodos são implantados em pontos específicos do cérebro, e posteriormente, ligados a um neuroestimulador, também conhecido como marca-passo, que geralmente é implantado na região o tórax. Ao liberar estímulos elétricos, o sistema modula a atividade de estruturas nervosas responsáveis pelos sintomas da doença como, tremores, movimentos involuntários e rigidez.

Embora seja uma técnica de alta complexidade, é considerada extremamente segura. Importante ressaltar que, nem todo paciente precisa ou está apto a realizar a cirurgia. Por ser uma técnica complexa Estimulação Cerebral Profunda deve ser realizada por um profissional habilitado, assegurando a saúde e os reais benefícios do procedimento, dependendo do estágio do Parkinson